Líderes Contemporâneos

Inspirado em um artigo de Luiz Tejon para a Revista Siderurgia Brasil, e a leitura freqüente na revista Liderança, decidi escrever este artigo sobre liderança. Não quero aqui dar dicas, ou contar casos, mas quero apenas oferecer “coisinhas” que podem auxiliar as pessoas a serem líderes ou a auxiliar seus liderem fazendo-os abrir seus olhos ao que vem ocorrendo.

No passado os líderes nos perguntavam: “ Você faz parte do problema ou da solução? Não me traga problemas e sim soluções.” Esta frase é passado pois líderes atuais devem criar grupos que aprendem a aprender juntos. Não são pessoas que ficam atrá da mesa como burocrata que contratou pessoas para fazer por ele. Então, antes de os líderes saírem culpando suas equipes, é importante que façam uma autoavaliação, podendo contar até com a ajuda de seus próprios liderados e/ou superiores, pois, na maioria dos casos, esses problemas são apenas um reflexo – e resolvê-los dessa forma será como tentar pegar sua própria sombra. Agora, pense que o contrário também é verdadeiro: se uma equipe deficiente é reflexo de um líder deficiente, uma equipe excelente é reflexo de um líder excelente. Portanto, um líder pode ser a causa ou a solução de um problema.

Certamente você conhece líderes que de líderes só têm o título. Há bastante gente ruim que trabalha muito mais que doze horas por dia e várias pessoas competentes que conseguem ficar muito tempo longe do escritório, mas que continuam produzindo bons resultados. A natureza do cargo ajuda a explicar isso. Imagine que você é um marceneiro e tem de construir uma mesa. Certo, existem máquinas que podem ajudá-lo, mas, se você quiser que o serviço saia perfeito, não poderá construí-la na metade do tempo, pois provavelmente ela ficará bamba e terá partes que não foram lixadas adequadamente, entre outros defeitos.

Mas você pode demorar o dobro do tempo para construir a mesa, caprichando no torneado das pernas, nos entalhes e usando várias camadas de verniz para realçar a qualidade e o visual da madeira. A relação é direta: pouco tempo, mesa ruim; muito tempo, mesa requintada. Isso não vale para o gerente. Há várias maneiras de atingir uma meta ou um objetivo e muitas formas de mostrar aos outros o que foi conquistado. Se o tempo não está diretamente ligado à nossa eficiência, como o gerente mostrará o seu valor para a diretoria e fará a diferença?

Gerentes eficientes sabem como lidar com pessoas para maximizar seus talentos – Quando se trata de pessoas, a única verdade é que não existem verdades que funcionam para todos. Estilos “bonzinho”, “durão”, “paternalista”, “líder moderno” e tantos outros só funcionam com um número de pessoas por determinada situação. A habilidade de trabalhar e descobrir o melhor de cada indivíduo é a arma mais potente do gerente para melhorar sua eficiência sem aumentar suas horas de trabalho. No entanto, ele não conseguirá isso trancado em seu escritório.

Gerentes eficientes sabem construir uma imagem positiva – Imagem não é só para seu produto, é também para sua equipe e para você. Faça com que as pessoas saibam que o seu trabalho e a sua equipe têm determinados padrões de qualidade e performance. Assim, todos saberão o que esperar de vocês e ficará mais fácil perceber a sua contribuição para a empresa, sem precisar ser o primeiro a chegar e o último a sair. Para isso, tenha regras simples e claras para a sua equipe. Para conseguir um maior respeito por parte de seu grupo e aumentar sua visibilidade, comece com alguns pontos básicos:

• Nunca reclame de uma tarefa que terá de fazer de qualquer forma. Você pode, depois, apresentar alternativas para que aquele trabalho seja realizado de outra maneira. Mas só reclamar é péssimo para a imagem de qualquer um – principalmente de um gerente que deseja erradicar de sua equipe esse hábito.

• Assim que terminar uma tarefa ou projeto, entre em contato com as pessoas envolvidas no processo para agradecê-las e ter certeza de que todos sabem que o projeto foi finalizado.

• Aceite a natureza e os hábitos de trabalho de pessoas que você não conseguirá mudar.
Bill Hybels (Técnico do Chicago Bull na era Jordan), um especialista em formar líderes, dá a fórmula ideal para ser aplicada na construção de uma equipe campeã: os 3 Cs:

1. Caráter – Ele gera confiança. Intrínseco a essa característica, encontramos e evidenciamos a honestidade, a humildade, a confiabilidade, a ética e até mesmo a demonstração de entusiasmo em servir ao grupo. O caráter, segundo Hybels, é mais importante que a competência, pois um lapso de caráter causa problemas com extensas consequências, ao passo que um lapso de competência pode ser aceito.

2. Competência – Procure membros que tenham o mais alto nível de competência. Segundo Peter Drucker, as pessoas ideais para formar sua equipe não estão descontentes nem desempregadas. Pelo contrário, estão delirantes de felicidade e contribuem para estabelecer recordes em algum lugar, além de adorarem o ambiente em que trabalham. Portanto, diz Drucker, “vá atrás dessas pessoas e busque pela competência comprovada”.

3. Combinação – Hoje em dia, encontramos nas empresas muita dificuldade de convivência e comunicação, além de insubordinação. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência nas relações interpessoais, e não por incapacidade técnica. Os novos membros devem e precisam manter um relacionamento apropriado com a liderança e demais membros da equipe.
A maior parte do tempo, passamos com pessoas, por isso existe a necessidade de apresentarmos uma combinação no relacionamento interpessoal.

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