inteiro, com uma enorme gama de produtos diferenciados. Os milhares de
consumidores apresentam gostos, necessidades e exigências diferentes. A maioria
das pessoas acredita que o mercado compõe-se de um conjunto de indivíduos com
características diversas e que podem atendê-los de forma igual sem a
preocupação da personalização.
segmentação é a subdivisão do mercado em subconjuntos homogêneos de clientes,
em que qualquer subconjunto aceitável pode ser selecionado como meta de mercado
a ser alcançada com um composto de marketing distinto, no qual trabalha-se ajustando
as características da oferta ao que cada segmento de mercado demanda. Para uma
empresa, portanto, segmentá-lo significa oferecer produtos adequados para
grupos específicos de consumidores.
critérios de segmentação. Os profissionais de marketing podem segmentar os
mercados de consumo de acordo com características que descrevem os consumidores
e pela relação dos consumidores com o produto. As características que descrevem
os consumidores são:
Características demográficas: variáveis distintas as medidas
de estado da pessoa, as características sociais do consumidor
Características geográficas: variáveis distintas ligadas a localização do consumidor
Características psicográficas: avalia os estados mentais variáveis que
influenciam diretamente no comportamento de compra, explora a
personalidade das pessoas e seu estilo de vida;
Características comportamentais: explora as ocasiões e intensidade de consumo diante da oferta.
segmentação, é recomendado aqui salientar que devemos utilizar diversas
informações de cada coluna para a segmentação mais adequada.
Geográfico
|
Demográfico
|
Psicográfico
|
Comportamental
|
Região
Tamanho do
Município
Área
Metropolitana
Concentração
Clima
|
Idade
Sexo
Tamanho e Ciclo
da Família
Renda
Ocupação
Educação
Religião
Raça/etnia
Nacionalidade
Geração
Classe Social
Setor / porte
|
Estilo de Vida
Personalidade
Status
|
Ocasiões
Benefícios
Condição do
usuário
Taxa de uso
Grau de lealdade
Estado de Aptidão
Atitude relativa
ao produto
Gosto pessoal
|
temos ainda um estudo conhecido como Mosaic Brasil, no qual o Serasa Experian,
desenvolveu uma solução de segmentação baseada em avançadas e exclusivas
técnicas analíticas e estatísticas, já aplicada em mais de 29 países. O Mosaic
Brasil classifica a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos baseados
em aspectos financeiros, geográficos, demográficos, de consumo, comportamento e
estilo de vida conforme o site do Serasa
Entretanto, para a segmentação ser bem-sucedida, ele precisa comportar quatro aspectos fundamentais, segundo Crocco (2006): mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade e acionabilidade.
::: Mensurabilidade – o segmento dever ser mensurável do ponto de vista do retorno potencial, total e da empresa. Ele deve ser calculado por meio da projeção de vendas e comparado aos custos mercadológicos de entrada no mercado. Se a projeção for positiva, tem-se uma pré-condição preenchida;
::: Acessibilidade – o público desejado precisa ser acessível às estratégias do ofertante, para uma comunicação adequada e eficiente, como por exemplo, a existência de uma revista especializada.
::: Substancialidade – o grupo selecionado deve ser o mais substancial possível, para que os investimentos necessários assegurem o retorno dos recursos aplicados, com lucro; o ideal é assegurar um alto grau de substancialidade: segmento pequeno com alto poder de compra.
::: Acionabilidade – capacidade que a empresa ou organização tem para atender às solicitações do segmento: mudança do desenho, do fluxo da produção e, em casos mais extremados, da própria cultura organizacional da empresa.