Ciclo de Vida do Produto (CVP)
O ciclo de vida de um produto representa seu histórico de vendas e de lucro durante seu período de existência. Sua importância está em fornecer uma visão geral da situação do produto no mercado, o que ajuda a planejar estrategicamente os próximos passos e as decisões que devem ser tomadas. Assim como todo ser humano, um produto passa por várias fases na vida (introdução, crescimento, maturidade e declínio).
COMO TRAZER ISSO PARA O DIA-A-DIA?
• Introdução: é a etapa que compreende o lançamento e o aumento progressivo do volume de vendas. As empresas buscam estimular a demanda do produto, investindo fortemente em campanhas publicitárias. A estratégia que podemos adotar aqui seria a de investimentos, pois como o produto acabou de ser lançado cabe ou monitorar ou investir.
Alguns autores citam mais três estágios na composição do ciclo de vida do produto. São eles:
• Sobrevida: consiste na tentativa de estender a vida do produto por meio de ações de reposicionamento.
• Morte: quando se trata da efetiva retirada do produto do mercado.
Um dos grandes desafios para qualquer empresa é de conciliar a fase do ciclo de vida do produto com a fase do ciclo de vida do mercado, pois esses dois momentos nem sempre estão em sintonia.
Estratégias para prolongamento do ciclo de vida do produto
A seguir, estão algumas sugestões para o prolongamento da vida do produto no mercado:
• Aumento da frequência do uso: incentivo do consumo mesmo fora de períodos sazonais. Por exemplo: no inverno, o consumo de cervejas cai. Para manter a curva, são lançadas cervejas de inverno, mais encorpadas.
• Aumento do número de usuários: a intenção é conquistar segmentos de mercado ainda não atingidos. Fabricantes de celulares oferecem aparelhos coloridos para atingir o público adolescente, por exemplo.
• Descoberta de novos usos: a empresa apresenta novas maneiras de utilizar o produto. O vinagre de maçã, por exemplo, que é usado como tempero de salada, pode ter demanda junto a um público específico devido as suas propriedades terem o poder de prevenir alguns tipos de doenças.
• Mudanças das dimensões da embalagem: embalagens individuais para solteiros, por exemplo.