Endomarketing

 Visão
Geral do Endomarketing

O Endomarketing consiste em ações de marketing
voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus
funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente.

O que é marketing interno?

Também conhecido como comunicação interna, o marketing interno é a prática dentro de uma empresa que cuida de toda a comunicação entre a organização e os colaboradores. Ele tem um caráter social, prezando sempre pelo relacionamento interpessoal e agindo para a propagação da marca e da cultura da empresa internamente.

O que é endomarketing?

Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing.

Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.

O autor é considerado pioneiro no uso do termo Endomarketing. “Utilizei
Endomarketing pela primeira vez, em 1975, quando era gerente de produtos da
Johnson & Johnson”.

Para
Saul a descoberta do Endomarketing surgiu a partir de problemas que enfrentava
na empresa, como: baixa integração entre seus diversos departamentos, visões
discrepantes sobre as funções de cada um deles e etc. Ele verificou também que
as pessoas não conheciam bem a empresa onde trabalhavam. A situação impôs-se
como um desafio para ele. Aquilo não estava nos livros. Era preciso um
instrumento eficaz para Ressintonizar, promovendo uma reorientação de
objetivos, ao lado de uma reordenação interna da empresa. No entanto ele viu
com clareza ao longo do processo que esses instrumentos já faziam parte da ação
de marketing da empresa. Oque faltava era marketing para dentro da própria
empresa. Logo depois, na continuidade de sua experiência profissional, constatou
que se tratava de uma situação mais geral de um problema que afeta a cultura
empresarial como um todo.

Para
enfrentar o problema o autor saiu em busca de instrumentos conceituais que o
ajudassem, mas na época, 1975 não encontrava nada que apresentasse um
tratamento específico da questão. Foi então que ele recebeu um artigo de
Theodore Levitti “Miopia em Marketing” e ao relê-lo com a visão trazida pelo
amadurecimento o texto adquiriu um novo significado altamente esclarecedor e
estimulante. Na ultima parte Levitt vai ao centro da questão “Em resumo, a
organização precisa aprender a considerar que sua função reside, não na
produção de bens ou serviços, mas na aquisição e retenção de clientes, na
realização de coisas que levem as pessoas a querer trabalhar com ela”. Lá
estavam expostas com maior clareza as indicações que ele tanto procurava.

A ideia era transformar a empresa em um ambiente que se cria a partir do momento
em que todos aqueles que formam a empresa se comprometem numa ação marcada por
valores de cooperação rumo ao objetivo final: satisfazer o cliente. Era preciso
que a realidade do marketing estivesse presente na empresa de ponta a ponta, do
departamento de finanças às vendas, do desenvolvimento do produto aos recursos
humanos etc.

A função do Endomarketing é integrar a noção de
cliente nos processos internos da estrutura organizacional para propiciar
melhorias substanciais na qualidade de produto e serviços. Em outras palavras,
o objetivo do Endomarketing consiste em atrair e reter o cliente interno-os
funcionários-com a função de obter resultados eficientes para a empresa,
atraindo e retendo seus clientes externos.

Endomarketing é fazer com que os
funcionários “comprem” a empresa. Isto significa ver e tratar seus funcionários
como clientes, dando-lhes consciência do objetivo estratégico da empresa:
servir o cliente da melhor maneira possível. Não podemos esquecer que, do ponto
de vista estratégico, o Endomarketing é um processo para adequar a empresa a um
mercado orientado para o cliente.


Programa de
implantação de Endomarketing

  • Primeiro nível:
    Diagnóstico
  • Diagnóstico A (
    Avaliação do ambiente interno)
  • Diagnóstico B
    (Perfil dos funcionários)

 Avaliação do
desempenho global

  • Diagnóstico A –
    Avaliação dos setores
  • Nível de integração
    entre setores
  • Relação com os
    consumidores

 Potencial dos
funcionários

  • Diagnóstico B – Imagem da empresa
  • Nível de motivação

 Expectativas e
aspirações

  • Necessidades de
    treinamento
  • Espírito de equipe
  • Conhecimento dos
    objetivos da empresa

O que caracteriza precisamente o Endomarketing é seu
objetivo de estabelecer um processo permanente de motivação  do funcionário. É o que está implícito na
fórmula “tratar o funcionário como cliente”, conferindo-lhe dignidade,
responsabilidade e liberdade de iniciativa. É neste sentido que deve agir o
processo de motivação, valorização e comprometimento, já que os três devem ser
considerados elos de uma mesma corrente.

  A valorização do
indivíduo deve resultar da função que exerce dentro do grupo. Seu desempenho
está necessariamente ligado à sua atitude cooperativa. Daí a importância dos
valores compartilhados como fator de integração e cooperação.

A avaliação é uma espécie de check-up de um
novo processo organizacional criado pelo Endomarketing.

Um
instrumento muito empregado e válido é o GRID (Grupo Interno de Diagnóstico). O
GRID faz esta avaliação a partir de reuniões entre departamentos ou entre
funcionários de um mesmo departamento. Nestas reuniões, deve-se também
esclarecer e resolver problemas que possam surgir na prática do Endomarketing.

Há outros instrumentos para avaliar
o programa de implantação mas cada um precisa avaliar o que é melhor para sua empresa.


Táticas de Endomarketing para você aplicar na sua empresa


1. Pesquisa de satisfação

Essa é uma boa ideia para ter insights sobre o que não está funcionando bem na empresa e estruturar uma estratégia adequada.

O ideal é que as questões da pesquisa sejam pensadas por gestores e profissionais de recursos humanos, considerando demandas observadas na rotina da companhia.

Priorize perguntas diretas e de múltipla escolha, que são mais simples de responder.

Mas não se esqueça de incluir espaços a cada fase para que os funcionários deem sugestões de melhoria.


2. Comunicação clara

Parece óbvio, mas muitas organizações ainda sofrem com ruídos e mal-entendidos quanto a comunicados internos, divulgação de campanhas e metas.

O problema é que, quando não compreendem um objetivo ou os degraus para chegar até ele, os empregados não conseguem executar suas tarefas com assertividade.

Por isso, ao enviar comunicados, boletins e outros conteúdos informativos, prefira uma linguagem simples e deixe o canal aberto para possíveis dúvidas.

Ações que envolvem prazos, como campanhas e metas, podem ser divulgadas em locais vistos por todos os funcionários, como quadros de avisos e intranet.


3. Canais para sugestões

Falamos acima sobre as boas práticas da Toyota, que inova graças à participação dos colaboradores.

Afinal, são eles que enfrentam as barreiras no dia a dia e, portanto, faz sentido que tenham ideias úteis para solucionar vários problemas.

Por isso, é essencial que a sua estratégia de endomarketing inclua canais que se mantenham ativos, recebendo e valorizando as sugestões dos empregados.

Vale apostar em mecanismos tradicionais, como uma caixa de sugestões ou e-mail específico, evoluindo aos poucos para um chat ou um WhatsApp corporativo, reuniões de brainstorming e votações para escolher a solução mais vantajosa.


4. Feedback constante

Além dos canais para sugerir melhorias, mantenha um clima favorável para as avaliações pontuais, com feedbacks constantes.

Esse retorno pode ser quinzenal, por exemplo.

Ele mostra não somente que o gestor e a empresa se preocupam com o desempenho dos funcionários, como também que estão abertos ao diálogo.


5. Treinamentos

Outro fator que destaca a valorização do capital humano são os treinamentos.

Investir em capacitação de maneira contínua permite o aperfeiçoamento profissional, amplia os conhecimentos, leva à satisfação do colaborador e aumenta sua produtividade.


6. Iniciativas de integração

Para tornar o ambiente mais colaborativo, é importante oferecer oportunidades de integração entre as pessoas, departamentos e equipes, seja em festas, cafés da manhã, lanches ou dinâmicas de grupo.

Essas iniciativas permitem que os empregados conheçam colegas de outras áreas, troquem informações e tenham uma visão mais ampla sobre seu papel na companhia.


7. Plano de carreira

Explicamos, antes, como o plano de carreira diminui a rotatividade em uma organização, mas esse não é seu único benefício.

A ferramenta ajuda na formação de lideranças e incentiva os funcionários a produzir mais e melhor, pois enxergam chances reais de promoção.


8. Benefícios

Plano de saúde, vale alimentação e auxílio para o transporte são os mais comuns, mas há opções bastante variadas de benefícios para conquistar seus clientes internos.

Dependendo daquilo que eles priorizam, sua companhia pode oferecer descontos em lojas, auxílio para pagar a creche dos filhos, passe livre em academia, entre outros.


9. Flexibilidade de horários

Se possível, permita que seus colaboradores trabalhem no período mais conveniente para eles.

Atualmente, a flexibilidade de horários é um grande atrativo, pois ajuda a equilibrar os compromissos profissionais e pessoais.


10. Ambiente diferenciado

Essa é uma tendência entre as companhias mais jovens, especialmente as startups.

Para diminuir o estresse e a pressão no trabalho, elas promovem atividades como o Dia da Família, no qual familiares podem visitar os funcionários, ou o Dia do Pet, quando os empregados podem trabalhar acompanhados por animais de estimação.

Alguns locais permitem que os colaboradores se vistam de forma descontraída, enfeitem o posto de trabalho como desejarem ou façam pausas para relaxar durante a jornada de trabalho junto a videogames, jogos de tabuleiro e até massagens.


11. Premiação individual e em equipe

Formule, junto ao RH, formas de recompensa para os colaboradores mais esforçados e engajados, que podem ser desde viagens até um dia em um spa ou uma folga.

Se possível, ofereça também prêmios em equipe quando metas forem batidas.

Desse modo, você fortalece tanto a dedicação individual quanto a colaboração.


12. Palestras e workshops com foco em inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos atributos mais relevantes para o sucesso das empresas, já que favorece uma postura equilibrada, mesmo diante de fracassos ou perdas.

Portanto, é útil investir em palestras, workshops e até treinamento nesse campo, levando conscientização aos funcionários e favorecendo um ambiente agradável e tranquilo.


13. Elogios públicos

Feedbacks podem ser dados apenas às pessoas envolvidas, principalmente se evidenciarem pontos negativos, evitando a exposição dos colaboradores.

No entanto, os bons exemplos e iniciativas de sucesso precisam ser divulgados, mostrando reconhecimento e, se for o caso, de que maneira o funcionário foi recompensado pela ação benéfica.

Ainda que você não tenha recursos para premiar o empregado ou ele tenha apresentado somente uma ideia simples, agradeça publicamente.

Essa prática faz com que o colaborador se sinta observado, valorizado e serve como incentivo para que os colegas também se manifestem quando tiverem ideias e sugestões.

O livro Conversando sobre Endomarketing com
Saul Faingaus Bekin tem um formato muito interessante que torna a leitura mais
dinâmica e de fácil interpretação. Em um ciclo de entrevistas o autor envolve
o leitor aguçando sua curiosidade.

Descobri
que o endomarketing é fundamental em qualquer empresa, algo tão simples, porém
complexo. O endomarketing é basicamente tratar os funcionários como o primeiro
cliente, mantendo-o informado através de ações de marketing direcionadas, com o
objetivo de facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o
público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização,
harmonizando e fortalecendo  estas
relações, integrando assim, a noção de cliente, nos processos internos da
estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e
serviços com produtividade.

 A leitura me fez observar a empresa onde
trabalho com outros olhos, pois o endomarketing e a comunicação interna visam
integrar o colaborador aos acontecimentos, fazendo-o entender melhor sua
importância no contexto da empresa. Contudo, como uma empresa é feita de
pessoas, elas têm que estar motivadas e entrosadas para que a empresa seja
realmente um sucesso 

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