Estratégias de Análise SWOT



Depois do levantamento de
todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou
indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é
necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação
atual da organização e entender suas possibilidades futuras.

Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que
desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada
para a formulação de estratégia.



caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer – http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html

A sigla SWOT vem do acrônimo
das palavras em inglês strengths, weaknesses,
opportunities and threats
, ou seja, pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças.
Conforme Polizei (2005, p. 34),
“na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador
pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as
implicações do seu lançamento”. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos,
com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo
assim suas deficiências.

A análise do
ambiente de marketing é composta pela avaliação dos seguintes pontos: 

 1) variáveis Controláveis (Microambientais), composto do ambiente interno ou próximo a empresa, no qual
identificamos as FORÇAS E FRAQUEZAS;

 2) variáveis não controláveis (macroambientais)
composto do ambiente externo a empresa, no qual identificamos as AMEAÇAS E
OPORTUNIDADES.



Voce pode ver o vídeo resumo aqui – https://www.youtube.com/watch?v=zp6E3fy3ZSk


Quando realizada em formato
matriz deve sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em
cada quadrado são registradas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades
para a implantação do negócio.

Porém isso não é uma regra, depende de como e onde vai exibir essa informação, pode ser adotado tópicos, tabelas, colunas, o importante é ter a informação transmitida de forma clara e legível.



FORÇAS



São as
vantagens oferecidas em relação aos seus concorrentes:
1. Qual a
principal vantagem competitiva?
2. Qual nível
de conhecimento no segmento?
3. Quais
recursos e tecnologias disponíveis?
4. Qual
diferencial oferecido para o seu cliente?
5. O que é
feito de melhor e com menor esforço?


FRAQUEZAS
Fatores que
impedem resultados potencialmente melhores, quais desvantagens perante seus concorrentes:
1. Como é a
qualificação das pessoas da organização?
2. Qual
motivo contribui para perda de vendas?
3. Quais as
reclamações constantes sobre a organização?
4. Qual o
principal gargalo operacional?


OPORTUNIDADES

Brechas de
mercado e soluções para nichos, o que é comum ao mercado mas que sua empresa pode aproveitar:
1. Quais
problemas sem solução satisfatória no mercado?
2. Quais são
as dificuldades que os concorrentes vão ter para superar?
3. Quais
influências sociais, políticas podem ser favoráveis?
4. Quais
novas tecnologias podem ser favoráveis ao negócio?

AMEAÇAS
Fatores
externos que podem reduzir potencial da empresa, o que é comum para todas as empresas que pode prejudicar o desempenho do setor:
1. Como a
organização é afetada em oscilações 
econômicas?
2. Velocidade
de adaptação a novas tecnologias?
3. Como lida
com a legislação e regulação do setor?
4. Mudanças
culturais que impactam a organização?


SWOT CRUZADA
Nesta parte voce deve cruzar as informações das análises realizadas objetivando adotar as estratégias de acordo com sua análise.


FORÇA X OPORTUNIDADE
Área de domínio da empresa, na qual usamos habitualmente a Estratégia Ofensiva: (quanto uma força ajuda na possibilidade de um oportunidade acontecer) – 
Ação: CAPITALIZAR – nesta parte voce vai investir em que ponto de sua força para aproveitar as oportunidades


AMEAÇA X FORÇAS
Área de risco defensável, na qual utilizamos a Estratégia de Confronto: (como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer) 
Ação: MONITORAR – o que deve ser monitorado das ameaças para que não venha perder mercado


FRAQUEZA X OPORTUNIDADE
Área de Possibilidade de mudança, sendo sugerido aplicar a Estratégia de Reforço: (diminuir os impactos das fraquezas que impedem a oportunidade ocorrer) 
Ação: MELHORAR – o que vai melhorar de suas fraquezas para aproveitar as oportunidades identificadas.


AMEAÇA X FRAQUEZA
Área de risco de mercado, na qual caberia a Estratégia de Defesa: (minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade) – 
Ação: ELIMINAR – quais fraquezas irá eliminar para reduzir as ameaças.


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