pois para ele a administração de marketing está inserida no macro ambiente e no
micro ambiente.
O objetivo de estudar os ambientes de marketing é estudar as mudanças
que estão ocorrendo no ambiente empresarial e o que as empresas podem (e devem)
fazer para se adequar a estas mudanças.
O
ambiente onde a empresa está inserida oferece tanto Oportunidades
quanto Ameaças e a empresa deve valer-se de pesquisas para
observar esse ambiente e suas mudanças. Com a análise dos ambientes é possível,
e é preciso, adaptar as variáveis internas (controláveis) às variáveis externas
(incontroláveis).
Estas
análises dos ambientes auxiliam o profissional de marketing a desenvolver suas
estratégias de trabalho, garantindo o retorno de seus investimentos, gerando
lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social,
junto às comunidades e meio ambiente.
Percebe-se
claramente que as atividades de marketing devem ser desempenhadas com base em
uma filosofia bem fundamentada, através de um marketing eficiente, eficaz e
responsável.
A análise do ambiente de marketing é composta pela
avaliação de cinco pontos: 1)variáveis
Controláveis (forças Micro ambientais); 2)
variáveis não controláveis (macro ambientais); 3) nível de sucesso na obtenção
dos objetivos; 4)feedback; e 5) adaptação (Evans e Berman, 1997).
variáveis pertencentes ao ambiente interno da organização. São as variáveis
dentro do escopo de decisão dos gestores da empresa e englobam a missão, a
visão a abrangência geográfica e os segmentos a serem atingidos pela empresa.
Também são variáveis controláveis a cultura da organização,
seus valores e o posicionamento mercadológico pretendido. Estas variáveis
controláveis, estudam o presente e possibilidade de melhorar a estrutura da
empresa para atender ao mercado devendo esta ser estudada junto as forças macro
ambientais para que possa se obter dados de onde a empresa pode chegar.
não controláveis, conhecidas como forças macro ambientais, estão fora do poder
de decisão da organização, e são também denominadas como pertencentes ao
ambiente externo, no qual estudamos APENAS mercado (nesta parte não de deve
falar da empresa). A interação dos fatores
controláveis com os não controláveis determina o nível de sucesso na obtenção
dos objetivos.
ambiente de Marketing está constantemente oferecendo novas oportunidades e
apresentando novas ameaças. É importante conhecer a importância vital do
monitoramento a da adaptação contínua às mudanças ambientais.
necessidades se transformam em oportunidades que podem ser identificadas pelas
tendências.
– Nem todas as empresas sofrem interferências de todas as forças, logo quando
alguém for montar seu plano de marketing ou plano de negócios, deve-se avaliar
se a força mencionada tem ou não relevância com seu negócio de atuação ou
expansão.
funcional, precisam conhecer os conceitos e os princípios de marketing,
cujo foco central e o cliente.
ambiente de marketing para procurar oportunidades e prevenir-se contra ameaças.
O ambiente de marketing abrange todos os participantes e forças que afetam a
capacidade da empresa de interagir com seu mercado-alvo de maneira eficiente.
estudo consiste no levantamento de dados secundários referentes ao mercado ou
segmento em questão: quais são os principais concorrentes, fornecedores e
clientes que atuam no segmento escolhido. O número de empregos gerados, a renda
gerada, os impostos cobrados, as tecnologias utilizadas, o preço, o crescimento
das vendas, os costumes… As principais oportunidades e ameaças do segmento, a
divisão de mercado, ou seja, como o mercado ou o setor encontra-se dividido por
idade, por sexo, escolaridade, renda…. O comportamento do consumidor, além da
pesquisa dos dados secundários é importante uma pesquisa de campo que pode ser
realizada por meio de questionário e
através de dados secundários. Isso também pode servir para os concorrentes e
para os fornecedores. Montar um formulário com as principais questões que dêem
conta de explicar o perfil dos consumidores, fornecedores e concorrentes.
Perguntas que indiquem a possibilidade de venda, de fornecimento e superação da
concorrência, para consumidores, fornecedores e concorrentes respectivamente.
análise de todos os dados com cruzamento de informações em um estudo chamado
SWOT.
Interno – São as forças dentro e/ou
próximas à empresa que afetam a sua capacidade de atender seus clientes. Não se
pode deixar de enfatizar que a ética e a responsabilidade social fazem parte do
macro ambiente, mas estão presentes também nos micro ambientes.
empresa, (estrutura funcional e administrativa);
equipamentos, instalações, máquinas e móveis (recursos materiais), capital de
giro próprio (recursos financeiros) e pelos sistemas administrativos e
gerenciais (normas e organização)
empresa, (fornecedores, intermediários, stakeholders (referente às partes
interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança
corporativa executadas pela empresa),
concorrentes;
negócio, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis
compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a
venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações
que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.
empresarial, a empresa depende de seus fornecedores. O conhecimento
desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa.
Eles proveem os recursos
necessários para a empresa produzir seus bens e serviço.
Mercado fornecedor é aquele que
fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria prima, mercadorias e
outros materiais necessários ao seu funcionamento.
visando que departamentos trabalhem em conjunto (integração) aplicando a visão
de marketing Holístico;
pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou
semelhantes aos que você pretende oferecer.
criteriosamente, de maneira que sejam identificados: quem são meus
concorrentes? que mercadorias ou serviços oferecem? Quais são as vendas
efetuadas pelo concorrente? quais os pontos forte e fracos da minha
concorrência? os seus clientes lhes são fiéis?
deve satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes melhor que seus
concorrentes. Podemos considerar concorrentes os diretos (aqueles que disputam
o mesmo mercado com os mesmos produtos), os indiretos (aqueles que disputam
mercado com produtos similares), os substitutos (aqueles que podem substituir o
uso de seu produto).
Intermediários – Ajudam a companhia a promover, vender e
distribuir seus bens aos compradores finais. São exemplos de intermediários os Revendedores,
Firmas de distribuição (Transportadoras),
Atacadistas e varejistas, Agências de
serviços de marketing, Intermediários, Franquias
cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos, como por
exemplo o Financeiro (bancos e investimentos), Mídia (canais de comunicação), Governamental (diretrizes do governo), Geral (clientes convencionais), Local (vizinhos), Grupos de interesse (grupos ambientais)
cinco tipos de mercados clientes diferentes sendo eles:
- Mercados consumidores: indivíduos e famílias que compram bens
e serviços para consumo pessoal; - Mercados de negócios: compram bens e serviços para
processamento posterior ou para utilizá-los em seu processo de produção; - Mercados revendedores: compram bens e serviços para
revendê-los com uma margem de lucro. - Mercados governamentais: são constituídos de órgãos do governo
que compram bens e serviços para produzir serviços públicos; - Mercados internacionais: são compradores de outros países,
incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos.
gerais, comuns a todas as empresas que afetam o Microambiente. Eu particularmente
prefiro lembrar pelo acrônimo PASTEL FC (Pastel de frango com catupity),
composto pela primeira letra de cada uma das forças, sendo elas.
– Tecnológicas
– Econômicas
– Legais
– Físico-climáticas
– Culturais
agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam as várias
organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Normalmente esta relacionada à
leis ou a economia, sendo assim pode ser aglutinada como Politico Legal ou
Político Econômica.
de grupos de interesse público
causas específicas em cargos públicos
Nafta, Mercosul, Alca
profissionais usam como insumos ou que são afetados pelas atividades da
empresa.
Escassez de MP
Custo de energia crescente
Níveis crescentes de poluição
Mudança do governo em relação à
proteção ambiental
em termos de:
grupo populacional tem certos desejos e hábitos de compra específicos
de Credos – Crenças
nações, cada vez mais, estão percebendo que a saúde definitiva de uma nação não
se baseia somente em seus recursos naturais, mas nos recursos humanos.
grupo tem um conjunto distinto de necessidades e hábitos de compra. (Família,
Jovens, Solteiros, Separados, Casados, etc).
das áreas rurais para a cidade, etc.
Amigos
diferenciados por idade, sexo, antecedentes étnicos, educação, localização
geográfica, estilo de vida, etc.
equipamentos que afetam a forma que os recursos de uma economia são convertidos
em resultados. Novas tecnologias são sinônimos de novos mercados e
oportunidades.
a tecnologia avança, ela possibilita e capacita as empresas a desenvolver novos
produtos e a desenvolver novos mercados.
e Desenvolvimento
da legislação so
tecnológicas
setor de atuação.
econômico consiste fatores que afetam o poder de compra e os padrões de gasto
do consumidor. Os países deferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda.
Alguns têm economia de subsistência, ou seja, consomem a maior parte de seus
produtos agrícolas e industriais; oferecem, portanto poucas oportunidades de
mercado. No outro extremo vêm os países de economia industrial, que constituem
mercados ricos para muitos tipos de bens. Os profissionais de marketing devem
estar sempre atentos às principais tendências e hábitos de gasto dos
consumidores nos mercados mundiais.
infra-estrutura
aplicações
planos econômicos governamentais
ambiente legal constitui-se de um conjunto de leis e regulamentos que limitam
os negócios para o bem da sociedade como um todo.
segurança
constituído de fenômenos naturais, sobre os quais as empresas não têm nenhum
controle.
avalanches, enchentes, secas, aquecimento global, volume de chuvas, erupção de
vulcões, etc.)
desfavoráveis
constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as
percepções, as preferências, e os comportamentos da sociedade.
básicos, absorvendo uma visão de mundo que define nossos relacionamentos com os
outros. As seguintes características culturais podem afetar as decisões do marketing:
persistência de valores culturais, mudanças dos valores culturais secundários,
a visão das pessoas sobre si mesmas, a visão das pessoas sobre os outros, a
visão das pessoas sobre as organizações, a visão das pessoas sobre a sociedade,
a visão das pessoas sobre a natureza, a visão das pessoas sobre o universo.
ambiente externo e interno de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu
processo de planejamento estratégico.
Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
para nosso próximo artigo….clique aqui e veja como fazer
CHURCHILL Jr., Gilbert A. e PETER, J. Paul. MARKETING –
criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2007.
• KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.
KOTLER, Philip e KELLER, Kevin. Administração de Marketing – 12a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle.
São Paulo: Atlas. 1995.
Administração de Marketing. São Paulo: Atlas.1998.